A Paranapanema, maior produtora brasileira não-integrada de cobre refinado, anunciou que seu Conselho de Administração aprovou um aumento de capital social por meio da subscrição privada de ações. Esta decisão, comunicada em 01 de julho de 2025, está alinhada com o limite do capital autorizado, conforme estipulado no artigo 5°, parágrafo 4º do Estatuto Social da Companhia e no artigo 168, parágrafo 1º, alínea ‘b da Lei nº 6.404/76.
O aumento de capital é parte do 6° Processo de Aumento de Capital e Conversão, conforme previsto na Cláusula 11.1 do Plano de Recuperação Judicial da Companhia, que foi aprovado em Assembleia Geral de Credores no dia 17 de março de 2025 e homologado em 23 de abril de 2025 pelo Juízo da 1ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem da 1ª RAJ da Capital do Estado de São Paulo.
O aumento de capital aprovado tem um limite máximo de R$ 1.000.000.000,00 (um bilhão de reais), admitindo-se a homologação parcial caso o valor subscrito atinja ou ultrapasse R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). O montante homologado será correspondente ao total dos créditos sujeitos ao Plano a serem capitalizados na 6ª Janela do Pedido de Conversão, além do valor eventualmente subscrito por titulares de direitos de subscrição ao fim do prazo para exercício do direito de preferência.
Tanto o aumento de capital quanto o seu valor definitivo estão sujeitos à homologação pelo Conselho de Administração, que ocorrerá após o encerramento dos prazos para o exercício do direito de preferência. Informações detalhadas sobre o processo e instruções para os titulares de direitos de subscrição podem ser consultadas no site de Relacionamento com Investidores da Companhia.
A Companhia reafirma seu compromisso em manter os acionistas e o mercado informados sobre quaisquer outros eventos relevantes relacionados a este tema, em conformidade com as exigências legais e regulamentares. Para informações adicionais, os interessados podem entrar em contato com a área de Relações com Investidores através do e-mail disponível.
As declarações feitas pela administração da Companhia sobre eventos futuros estão sujeitas a riscos e incertezas, pois são baseadas em estimativas e suposições que podem variar. Os resultados futuros podem divergir significativamente das expectativas expressas nas declarações, dado que muitos fatores estão além do controle da Companhia.
