Home / Notícias do mercado imobiliário / Multifamily: Conheça os conceitos dos empreendimentos que somam 674 mil m² em todo o Brasil

Multifamily: Conheça os conceitos dos empreendimentos que somam 674 mil m² em todo o Brasil

Atualmente, há três tipos de contratos no segmento multifamily: short, mid e long stay. Basicamente, cada um corresponde a locações de curta, média e longa estadia. Dados do Market Analytics da SiiLA mostram que o modelo short stay detém 60% do mercado.


Segundo as informações levantadas, no primeiro trimestre de 2025, o mercado de multifamily chegou a 674 mil m² ou 12,3 mil unidades. De um trimestre para outro (do 4T24 para o 1T25), o setor cresceu 3,5%. Aliás, desde que a SiiLA começou a monitorar os multifamily brasileiros, o setor apenas cresceu, com novas entregas em todos os trimestres.


Independentemente do modelo de contrato, o multifamily se destaca pelas amenities. Essas comodidades podem incluir o imóvel já mobiliado, café da manhã e outros itens que buscam facilitar a vida dos inquilinos.

Por: Siila

Short Stay

O modelo short stay é responsável pela metade das unidades do mercado. Em 2025, o setor possui 331 mil m² ou 6,2 mil unidades. Literalmente, short stay significa aluguéis de curta temporada. De acordo com a Conviva Stay, o modelo é responsável por movimentar US$ 1,2 bilhão anualmente no Brasil.

"Após a pandemia, os viajantes passaram a priorizar, ainda mais, soluções que aliam funcionalidade e bem-estar. Esses itens já deixaram de ser um atrativo – eles são parte de uma estratégia para quem deseja se destacar no mercado. Quem entende que hospitalidade começa nos detalhes sai na frente", avalia o economista Rafael Rossi, diretor-proprietário da Conviva Stay.

Mid stay

Mesmo não sendo um dos principais modelos, o mid stay é responsável por 11,9% do estoque - ou seja, 64,9 mil m² ou 992 unidades. Ele se refere a estadias de média duração, geralmente entre um mês e seis meses, posicionando-se entre o short stay e o long stay.

Long Stay

Já o long stay, segundo maior market share do mercado de multifamily, é responsável por 27% dos imóveis. Com 148 mil m² ou 3.500 unidades, esse modelo é semelhante ao aluguel tradicional, com prazos superiores a um ano.

Investimentos

Esse mercado vem crescendo. Inclusive, a Brio Investimentos, junto com a Fictor, está estruturando um fundo imobiliário (FII) voltado a esse tipo de empreendimento. As empresas estão investindo R$ 250 milhões em apartamentos na região central de São Paulo.

Rodolfo Senra, sócio-fundador da Brio Investimentos, conta que, hoje, o foco do multifamily está na classe média. Uma série de fatores contribuiu para isso, como a tradição de compra de imóveis pela classe alta e o amparo de programas de moradia para a baixa renda, deixando um vácuo na classe média.

"Os fundamentos e a volatilidade macroeconômica brasileira devem ajudar a impulsionar essa tese. A classe alta continua capitalizada e sendo compradora de imóveis, já o público de baixa renda conta com os programas subsidiados para compra de imóveis como o Minha Casa Minha Vida. No final do dia é a classe média que fica desamparada. A combinação de baixa poupança, alto custo do financiamento e aumento de preço resulta em menor affordability (capacidade de compra do imóvel). Por isso optamos por oferecer imóveis para locação para esse público", comenta Senra.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Situs blog
  • rajadewa
  • ringkasan informasi marketing era digital.
    Layanan akses informasi
  • rajadewa
  • resmi dalam penelitian era digital.
    bandar togel tomorototo live draw hk live draw sgp live draw macau link slot resmi Situs Toto Slot Online tomorototo live draw cambodia login tomorototo situs toto togel
    tbc88 login tbc88