Localiza Rent a Car e a Locamerica informaram, através de um fato relevante, que o Conselho de Administração da Localiza deliberou sobre a proposta de incorporação da Locamerica, sua subsidiária integral, em reunião realizada no dia 1º de julho de 2025. A proposta será submetida à apreciação dos acionistas durante uma Assembleia Geral Extraordinária, agendada para o dia 1º de agosto de 2025.
A incorporação prevê a transferência de todo o acervo líquido da Locamerica para a Localiza, resultando na extinção da subsidiária. Esta operação foi analisada e recebeu parecer favorável do Conselho Fiscal da Localiza, que também se reuniu no dia 1º de julho de 2025.
Em cumprimento às normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Localiza e a Locamerica divulgarão todos os documentos pertinentes à convocação da Assembleia, incluindo a proposta da administração e o protocolo de justificação da incorporação, conforme os prazos estabelecidos pela legislação.
Os principais benefícios da incorporação incluem a simplificação da estrutura societária, redução de despesas operacionais e a consolidação dos resultados fiscais, que poderão gerar uma diminuição da carga tributária do grupo. A Localiza, por já deter 100% do capital da Locamerica, não prevê aumento de capital social após a incorporação.
A empresa estima que os custos totais para a efetivação da operação não ultrapassem R$ 450.000,00, englobando despesas com assessores jurídicos e outros profissionais, além de custos relacionados a atos societários.
Além disso, a operação não exigirá aprovação de autoridades governamentais, tanto no Brasil quanto no exterior, e não haverá direito de recesso para os acionistas da Localiza, dado que a empresa já é a única acionista da Locamerica.
Os documentos relacionados à incorporação estão disponíveis nas sedes das empresas e nos sites da CVM e da B3, bem como nos sites de Relações com Investidores da Localiza e da Locamerica.


