Localiza Rent a Car informou que, em 1º de julho de 2025, seu Conselho de Administração deliberou pela submissão à apreciação de seus acionistas, em Assembleia Geral Extraordinária agendada para 1º de agosto de 2025, a proposta de incorporação da subsidiária integral Locamerica. A operação será realizada com a transferência de todo o acervo líquido da Locamerica para a Localiza, resultando na extinção da Locamerica.
A deliberação sobre a incorporação foi submetida ao Conselho Fiscal da Localiza, que em reunião realizada na mesma data, opinou favoravelmente à proposta. Informações detalhadas sobre a convocação da Assembleia Geral Extraordinária da Locamerica, incluindo a Proposta da Administração e o parecer do Conselho Fiscal, serão divulgadas aos acionistas conforme exigido pela legislação.
A Localiza destacou que a incorporação justifica-se pela conveniência aos interesses sociais das duas companhias e baseia-se em fundamentos estratégicos. A operação visa a racionalização da estrutura societária, consolidando operações e reduzindo gastos operacionais, logísticos e administrativos, além de melhorar a experiência do cliente com a unificação da jornada.
Com a efetivação da incorporação, todas as operações da Locamerica serão transferidas para a Localiza, que sucederá a subsidiária em todos os seus bens, direitos e obrigações. A Localiza, que já detém 100% do capital social da Locamerica, não terá aumento de capital social em decorrência da operação, uma vez que o patrimônio líquido da Locamerica já está refletido nos ativos da Localiza.
Caso a incorporação seja aprovada, a Localiza abrirá aos titulares de Certificados de Recebíveis do Agronegócio a possibilidade de resgate dos títulos em um prazo de seis meses após a Assembleia Geral Extraordinária. Os procedimentos operacionais serão comunicados aos titulares de CRA por meio de avisos específicos.
Os custos para a realização da incorporação, que incluem despesas com assessores e publicações, são estimados em até R$450.000,00. A Localiza e a Locamerica ressaltaram que a operação não aumentará a exposição de risco para os acionistas e não impactará os investidores ou terceiros interessados.
Além disso, a Localiza informou que não haverá relação de substituição de ações, uma vez que a Locamerica é totalmente detida pela Localiza. A operação não está sujeita à aprovação de autoridades governamentais, tanto no Brasil como no exterior.
Os documentos referentes à incorporação estarão disponíveis para os acionistas nas sedes das companhias e nos sites da CVM e da B3, bem como nos portais de relações com investidores da Localiza e da Locamerica.