Grupo Casas Bahia S.A. (“Companhia”) anunciou nesta data, em cumprimento ao artigo 157, §4º, da Lei nº 6.404/76, e à Resolução CVM nº 44/2021, a recepção de correspondência da Mapa Capital Participações e Consultoria Ltda. O comunicado informa a celebração de um Memorando de Entendimentos não vinculante entre Mapa Capital, Banco Bradesco S.A. e Banco do Brasil S.A., visando a implementação de uma potencial transferência da totalidade das debêntures da 2ª série, que são conversíveis em ações, da 10ª emissão de debêntures simples, atualmente detidas pelos referidos bancos.
A correspondência também aponta a intenção do Grupo Mapa em realizar a conversão das Debêntures Conversíveis em ações ordinárias da Companhia, imediatamente após a efetivação da transferência, a aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, e o início do Período de Conversão, conforme definido na escritura de emissão das debêntures.
A Companhia informou que a expectativa é que a conversão das Debêntures Conversíveis seja finalizada até o final de agosto de 2025, respeitando as demais condições estipuladas na escritura de emissão. Isso inclui a aprovação dos debenturistas para a antecipação do Período de Conversão, que será discutida na Assembleia Geral de Debenturistas da Segunda Série da 10ª Emissão, marcada para o dia 30 de junho de 2025.
Caso a proposta seja aprovada, a conversão resultará na aquisição de uma participação majoritária pelo Grupo Mapa na Companhia, o que pode ter implicações significativas na estrutura acionária e na governança da empresa. O Grupo Casas Bahia ressaltou que manterá seus acionistas e o mercado atualizados sobre quaisquer desdobramentos relevantes relacionados a este tema.
É importante destacar que a Companhia continuará a informar ao mercado sobre o andamento deste processo, que pode impactar as negociações de seus ativos e a percepção dos investidores em relação à sua posição no mercado. A transparência nas comunicações é um compromisso assumido pela administração da empresa.
Com a crescente atenção voltada para as operações de reorganização e financiamento nas empresas, o caso do Grupo Casas Bahia pode servir como um indicativo de tendências futuras no setor, especialmente no que se refere à utilização de debêntures conversíveis como instrumento de captação de recursos e fortalecimento da estrutura de capital.


