O Banco BMG (B3: BMGB4) informa que, em reunião realizada pelo seu Conselho de Administração, foi aprovado um novo programa de recompra de ações. O programa terá início no dia 27 de junho de 2025 e permitirá a aquisição de até 12.961.497 ações preferenciais de emissão própria, o que representa até 10% das ações em circulação, levando em consideração as ações atualmente mantidas em tesouraria.
As operações de recompra ocorrerão na B3, com um prazo que se estende até 21 de dezembro de 2026, e as aquisições serão realizadas ao valor de mercado. O objetivo do Banco com essa iniciativa é a aplicação de recursos disponíveis na compra de suas próprias ações, visando a manutenção em tesouraria, o cancelamento ou a futura venda no mercado, além da possibilidade de utilizar essas ações para o pagamento de remuneração a executivos e outros beneficiários em planos de incentivo de longo prazo.
Atualmente, o Banco BMG possui 132.335.457 ações preferenciais em circulação e 272.048 ações mantidas em tesouraria. A recompra de até 12.961.497 ações, que corresponde a uma porcentagem de 10% das ações em circulação, será realizada com base nas regras estabelecidas pela Lei das S.A. e pela Resolução CVM nº 77/22.
Adicionalmente, o programa de recompra tem por finalidade a geração de valor para os acionistas, através de uma administração eficiente da estrutura de capital do Banco. O Conselho de Administração assegurou que a recompra não comprometerá o cumprimento das obrigações com credores, nem afetará o pagamento de dividendos obrigatórios.
As ações adquiridas no âmbito do programa serão inicialmente mantidas em tesouraria, e a decisão sobre seu posterior cancelamento ou realocação no mercado será comunicada ao mercado oportunamente. O Banco BMG também esclareceu que não utilizará instrumentos derivativos durante o processo de recompra e que as operações serão intermediadas por instituições financeiras credenciadas.
O Banco se comprometeu a utilizar recursos provenientes de suas Reservas de Lucros para financiar as aquisições, garantindo assim a integridade financeira da instituição durante a execução do programa. A continuidade da disponibilidade desses recursos será verificada com base nas demonstrações contábeis mais recentes disponíveis.