Home / Notícias de galpões e logística / Além da Faria Lima: regiões como Jabaquara e Tatuapé ganham protagonismo

Além da Faria Lima: regiões como Jabaquara e Tatuapé ganham protagonismo


O mercado de escritórios de São Paulo possui duas subdivisões: as regiões CBDs (ex: Faria Lima, Paulista e Berrini) e as regiões não-CBDs (ex: Tatuapé, Jabaquara e Centro). Normalmente, o objeto de desejo das empresas são as regiões CBDs, mas as demais áreas vêm crescendo e ganhando destaque.

 


As duas regiões se diferenciam em diversos aspectos. As CBDs possuem um estoque maior - são 6,3 milhões de m² —, enquanto as não-CBDs somam 2,7 milhões de m². Outro grande diferencial é a taxa de vacância: as principais regiões registram 18,2%, enquanto as secundárias têm 23,7%.


Apesar da disparidade nos números, algumas regiões apresentam indicadores positivos e potencial de crescimento. O maior destaque é o Jabaquara, que possui 130 mil m² de ativos A+ e A, com apenas 8,5% de vacância.

 

Gráfico 1


Ao realizar uma análise que considera ativos A+, A e B, a região com menor taxa de vacância é a Marginal Tietê, com 6,78% de espaços vagos - sendo a maioria de classe B. Considerando todos os tipos de empreendimentos, a região do Jabaquara apresenta vacância de 11,74%.


Taxa de Vacância

 

Gráfico 2

 

Evolução

 

Gráfico 3


De modo geral, as regiões têm apresentado constante evolução em seus estoques, com aumentos pontuais de vacância decorrentes de novos empreendimentos. A última absorção líquida negativa foi registrada no primeiro trimestre de 2023. Desde então, todos os trimestres vêm sendo impulsionados por diversas locações e novos projetos.
Nessas regiões, empresas do setor financeiro se mostram mais presentes, seguidas por órgãos governamentais e companhias de tecnologia.


Novo Estoque


Essas áreas vêm se desenvolvendo como parte de um movimento de descentralização do mercado de escritórios. Um exemplo é o Tatuapé, que recentemente recebeu seu primeiro ativo classe A: o Almagah 277.


Em 2024, outros três empreendimentos de alto padrão foram entregues em regiões não-CBDs. O Jardins recebeu o Corporate Garden, que foi 100% locado pela Link School. Já a Barra Funda recebeu um ativo classe A+, o edifício Arquipeo, ocupado parcialmente pela WPP, mas ainda com 29% de vacância.


Para o futuro, a região do Tatuapé receberá o Urman São Paulo, com entrega prevista para 2027. Já em 2025, a única entrega de alto padrão nas regiões não-CBDs prevista até o momento é o Viva Campo Belo, em Moema.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Situs blog
  • rajadewa
  • ringkasan informasi marketing era digital.
    Layanan akses informasi
  • rajadewa
  • resmi dalam penelitian era digital.

    slot gacor

    slot gacor

    slot gacor

    slot toto

    bebaswd

    playaja

    hartacuan

    bebaswd

    hartacuan

    londonslot

    slot toto

    slot toto

    playaja

    slot online

    hartacuan

    hartacuan

    hartacuan

    hartacuan

    indosloto

    hartacuan

    slot gacor

    slot gacor ovo

    slot bet 200

    bebaswd

    slot bet 200

    slot dana

    slot gacor

    slot deposit qris

    slot777

    slot thailand

    slot pulsa

    slot88

    wdyuk

    wdyuk

    indosloto

    slot gacor

    indosloto

    bebaswd

    londonslot

    indosloto

    indosloto

    slot88

    situs slot gacor

    slot gacor maxwin

    wongtoto

    wongtoto

    congtogel

    congtogel

    congtogel

    wdyuk